22 março 2013

A leitura é uma chave fundamental...

24 comentários:
 

"A leitura da palavra é sempre precedida da leitura do mundo."
Paulo Freire

Afinal por que se afirma que é tão importante ler? Para responder a essa questão, vamos lembrar que o texto - seja de que natureza for - está sempre pronto a ser compreendido, decifrado e interpretado. O processo da leitura exige um esforço que garante uma compreensão ampliada do mundo, de nós mesmos e da nossa relação com o mundo.

Na Roma antiga, o verbo "ler" - do latim legere - além de ler, também podia significar "colher", "recolher", "espiar", "reconhecer traços", "tomar", "roubar". Para os romanos, então, ler era muito mais do que simplesmente reconhecer as palavras e frases dos outdoors de uma avenida, dos índices de desempregos noticiados nos jornais, do discurso político de um candidato à presidência da República, de um poema ou de um conto, de um romance ou de um filme.

Ler é compreender os discursos, mas também é completá-los, descobrindo o que neles não está claramente dito. Talvez "recolher" seja buscar as pistas que o texto tem, "espiar" seja distanciar-se um pouco e não de imediato aquilo que está sendo proposto, "tomar" e "roubar" talvez queira dizer estar prontos a captar, capturar, se apropriar daquilo que está escondido nas entrelinhas de um texto.

24 comentários:

  1. Eu simplesmente AMO ler, é um dos meus passatempos favoritos, e fora que também ajuda, a ter uma comunicação melhor, e ter uma cabeça "boa"

    blogelevate.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto, assim mostra o quanto é necessário, além de ser ótimo ler (:
    xoxo
    Universo Vanguarda

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Muito bacana o texto.
    Não conhecia esse fundo histórico romano relacionado a palavra "ler" e confesso que foi interessante conhecê-lo.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  4. Verdade a leitura é muito importante.

    sweet-of-cherry.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gostei da postagem,gosto muito de ler,preciso encontrar um tempo pra isso,pois não só serve para exercitar a mente,mas também para melhorar a escrita
    http://www.simonebastos2007.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu não sou muito fãn de ler. Além disso as vezes nem tenho tempo.
    Mais quando eu tenho tempo, eu leio alguns livros aqui.

    Abraço !

    ResponderExcluir
  7. Antes eu não gostava de ler, meu irmão falou pra mim o quanto a leitura podia mudar. Então hoje sou apaixonada por livros e tals. Realmente a leitura é muitoooo importante!

    www.meninaperdida.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu amo ler, todo santo dia eu leio, para mim é a forma fundamental para me deslocar do mundo.
    Tem postagem nova no blog, visita ?
    Beijos :* até mais.
    www.diariodostreze.blogspot.com . Ariane.

    ResponderExcluir
  9. Ah, já estou seguindo aqui ta ? Gostei muito do layout

    ResponderExcluir
  10. Ler é muito bom, é prazeroso e acho que muitos seres humanos não sabem o que estão perdendo ao invés de ler fazer coisas estupidas.

    XOXO
    jovenclube(.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  11. Adorei seu texto! Bastante informativo e interessante. È bom fazer postagens diferentes.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  12. Muito lindo e verdadeiro esse texto

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Adoramos o seu blog! Estamos seguindo. Esperamos que goste do nosso espaço, também! E se gostar, ficaremos felizes se nos seguir. Te esperamos!

    Equipe Fábrica de Mulheres

    ResponderExcluir
  14. Que artigo maravilhoso, eu adorei o post. Cada dia que se passa vou ainda mais despertando em mim esse amor pela leitura tal qual já tem se tornado um vício.

    Beijos
    http://comoumrefugio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. adorei o post e o blog....
    antigamente n ligava muito pra leitura mais hoje em dia ela é tudo pra mim...
    bjuu

    http://aieuvivantagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. adorei o post !
    não sou muito acostumada a ler, mas meu pai me deu um livro que eu estou amando haha'

    Me ajuda a chegar a minha meta de seguidores ? meu blog é - http://papodabru.blogspot.com.br/ e quando conseguir minha meta haverá um sorteio repleto de coisas legais. Conto com a sua ajuda! Bj ;*

    ResponderExcluir
  17. Que lindo esse post.
    O ato de ler tem muitas coisas além de passarmos os olhos sobre as letras :)
    bjs

    Entre Páginas e Sonhos

    ResponderExcluir
  18. Gostei bastante desse texto, realmente temos que saber decifar o que cada texto traz pra gente ^^

    Abraços.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi tudo bem? Estou um pouco sem tempo (como sempre), por isso não estou vindo direto aqui, mas sempre que posso estou presente!
    Quero agradecer por ter visitado meu blog, e por ter me desejado parabéns! MUITO OBRIGADA!
    Depois eu volto e comento sobre o post, porque são muitos comentários para agradecer!

    Mais uma vez, desculpa e obrigada tá?

    @esteffanifontes, do blog Aos Dezesseis Anos
    aosdezesseisanos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Ler = um ato de amor, devaneio e prazer. Quem não lê, não sabe o que está perdendo. Adorei o post *o* Lindas palavras cara. Muito sucesso, paz e livros, HAHAHA. Abração!

    Ewerton Lenildo - @Papeldeumlivro
    papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Bela reflexão!
    Blog atualizado
    jj-jovemjornalista.com

    ResponderExcluir
  22. Ler é viver, viver em um mundo imaginário tão perto que podemos senti-lo. Ler é algo especial, é entrar em um mundo novo onde podemos achar personagens corajosos, vilões perversos, bons amigos. Afinal, ler é se encontrar com a imaginação, é aprender e a sentir.

    Muito bom o post, Victor!
    Abração!
    Um Jovem Leitor

    ResponderExcluir
  23. Que não lê, não sabe o que está perdendo!

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  24. Querido (a) Leitor (a), estou vindo avisar que nosso novo cantinho está pronto, me desculpe os que pediram para eu não fazer isso, mais infelizmente quero fazer isso enquanto é cedo. Quero lhe convidar para participar do Alarme Adolescente, meu novo blog, pois não postarei mais no TC, pois fiquei decepcionado com alguns seguidores de lá, se vim aqui te convidar é porque és um (a) leitor (a) fiel, então venha é participe.

    Alarme Adolescente
    Te espero, lá, viu!

    ResponderExcluir

 
© Revolução Nerd 2015. Design por Vitu