15 agosto 2013

#Mitologia Grega: Hades, o deus do submundo

13 comentários:
 
Na separação de reinos, entre os 3 Grandes, Hades optou por reinar sobre o submundo e abriu mão de um trono no Olimpo. Assim, ele se tornou o guardião das profundezas.

O território de Hades tem todo um ar sombrio e tenebroso, mas poucos sabem que lá é onde se faz justiça. Além do próprio reino dos mortos, mais conhecido como Érebo, há outras duas regiões: os Campos Elísios, tido como o paraíso, para onde as almas puras e felizes eram levadas; E o Tártaro, onde estão as cavernas e grutas mais profundas e os cantos mais terríveis do reino, para onde todos os inimigos do Olimpo são enviados e onde são castigados por seus crimes.

Hades tem o poder absoluto sobre o mundo inferior e cada um dos seus nomes corresponde a um aspecto desta sua soberania. Na mitologia romana, é conhecido como Plutão, o senhor das riquezas. Etimologicamente, Hades é o Invisível. Por isso ele é o misterioso, terrífico e impiedoso soberano dos Infernos, universalmente odiado. O seu capacete (Elmo da Escuridão), sobretudo, tem a propriedade de o esconder de todos os olhares. 

Ao contrário do que muitos pensam, Hades não é o deus da morte e sim o da pós-morte, ele comanda as almas depois que as pessoas morrem. Outro equívoco que me deixa indignado é que a maioria das adaptações feitas em livros, filmes, jogos, etc. colocam Hades com um deus maligno, cruel e que busca destronar seus irmãos e reinar sobre o Olimpo. Porém se formos retratar a essência da mitologia grega, veremos que ele é o mais hospitaleiro e justiceiro dos deuses, talvez o mais honesto e também o mais poderoso, uma vez que o reino dos mortos é o maior, quando comparado aos mares de Poseidon e o céus e terras de Zeus. E foi dele a escolha de revogar a um trono no Monte Olimpo. 

Gostaram de conhecer um pouco mais sobre Hades? Espero que sim, pois este é o meu deus mitológico favorito. E não percam na próxima semana: 
Cérbero - o cãozinho de Hades.


13 comentários:

  1. Mitologia Grega é fascinante, cresci lendo sobre ela e fiz até um post sobre isso no meu blog. Minha adaptação favorita do Hades é a de Xena - A Princesa Guerreira (que é meu seriado preferido em todos os tempos, hehe).
    Ótimo post, adorei!

    Abraços!

    Peças de Oito

    ResponderExcluir
  2. Mitologia <3 Hades não é o meu favorito, mas adorei o post!
    xoxo
    http://www.universovanguarda.com/

    ResponderExcluir
  3. O Hades de Hércules da Disney me mete um meeeedo... Rs
    Abraço,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  4. Hades e Zeus são meus favoritos, eu queria poder visitar o Submundo, ok, só visitar. Adoro mitologia grega, e sempre é bom encontrar um texto rápido sobre isso. Muito bom, até mais.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, primeira vez aqui neste espaço e achei um máximo!!!
    Principalmente este post sobre o Hades. Eu curto demais mitologia grega, mas nunca tive essa descrição tão carismática desse deus. Fiquei super chocada, por saber que a figura dos filmes, nada tem a ver com a personalidade real do Hades. E é óbvio que fiquei contente de saber disso.
    Poxa, deviam mesmo trabalhar a personalidade real do personagem mitológico nas telonas e não categorizar o pobre, como um vilão. Fiquei triste com isso! u.O!
    Bjokas

    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir
  6. Amo mitologia grega...
    Mas só de olhar esse Hades
    de Percy Jackson(filme)
    já fico revoltada...
    KKKKKKKKKKK
    teeenso hahaha

    Beijinhos,
    Paula
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então você não é a única, pois eu detestei o que fizeram com o Hades na adaptação cinematográfica. Porque até então, na minha opinião, Rick Riordan foi quem melhor se aproximou do Hades original, mas destruíram a sua obra.

      Excluir
  7. Adoro mitologia grega *---*
    Hadeus é danado, mas eu prefiro Poseidon e Artemis :)

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  8. Hades não escolheu largar seu trono no olimpo , ele fou expulso por zeus ( filho de hades aqui )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fontes? Não há nada nos escritos de Hesíodo ou Homero que confirme tal afirmação.

      Excluir
    2. Nada haver Hades recebeu o domínio do submundo no fim da batalha dos titans

      Excluir
    3. Hades é um dos Deuses que mais me traz curiosidades porque sempre tem algo sobre os outros mais muito pouco sobre ele, e acredito que ele não é vilão mais sim um Deus importante no submundo,,,não falo isso só porque sou filha dele mais porque ele é ou foi um Deus muito importante no Olimpo assim como todos os outros

      Excluir
  9. Eu adoro o Deus Hades e pra la que vou mesmo espero encontrar muitos inimigos la se encontra qqueimarei com prazer e suportar dor e sofrimento eterno

    ResponderExcluir

 
© Revolução Nerd 2015. Design por Vitu