24 agosto 2013

Pesquisa de Opinião: amizades virtuais

37 comentários:
 
Hoje inicia uma nova coluna no blog: Pesquisa de Opinião.
Onde toda semana irei abordar algum assunto polêmico ou do cotidiano, com a participação de amigos convidados e especialistas, além é claro, de vocês leitores.

O assunto da vez é amizades virtuais, muito comum nessa revolução digital, será que esse tipo de relação é tão verdadeiro quanto o contato humano, de fato? Eu particularmente acredito que sim, afinal tenho amigos que só conheço virtualmente e estes são tão importantes quanto os demais. Alguns são tão próximos (mesmo tão distantes) que parecem amigos de infância, apesar de nunca tê-los visto pessoalmente. Segundo o psicólogo australiano Paul James, especialista em relacionamentos humanos, isso funciona quando há uma relação recíproca em que ambos sintam-se à vontade com o outro, pois todos nós buscamos companhias agradáveis, pessoas semelhantes e que tenham algo a nos acrescentar e no ambiente virtual as possibilidades são bem maiores.

Por outro lado, algumas pessoas constroem personalidades e identidades que nem sempre são condizentes com a realidade, o que acarreta numa falsa relação de afetividade. Sem contar que muitos acabam levando a vida virtual ao extremo, esquecendo-se do contato real/pessoal, o que gera o individualismo e um vazio existencial, ou seja, você pode estar cercado de amigos virtuais e ao mesmo tempo se sentir mais solitário do que nunca.

---------------------------- Vejamos agora a opinião dos meus amigos convidados:

Paula Melo, 17 anos - Acredito que existam sim amizades virtuais, tive duas até hoje e foi super bacana o relacionamento. Nunca fui muito de confiar na internet, então não arriscaria encontrá-los pessoalmente, apesar de que todos eles moram bem longe de mim. Enfim, acho que vai de pessoa para pessoa, eu sou muito desconfiada e não confiaria fácil em algo virtual.

Lyzza Dawellyng, 19 anos - Creio que é possível criar vínculos por meio das redes sociais, afinal toda relação, seja ela de coleguismo, amizade ou afins, incia-se por meio de um diálogo, que pode ser feito pessoalmente ou virtualmente. Nesse ponto entra a questão do quão verdadeiro o outro está sendo, pois criar vínculos embasados em mentiras e enrolação é totalmente dispensável, do contrário, havendo sinceridade, o vínculo iniciado por meio do diálogo ganha certa credibilidade, e aqui começa o grande problema, amizade apenas virtual tende a não ser muito duradoura, logo, aliar vínculos virtuais a contato pessoal torna-se uma boa opção, apesar de nem sempre ser praticada.

Marcelo Silva, 18 anos - Essas amizades mechem com a gente, mechem com o nosso ser de uma forma tão grave que não se pode deixar de falar um dia sequer, pois dá saudade, dá um aperto no peito, e a gente começa a pensar besteira. São amigos bobos, mas muito especiais. São amigos que nunca vimos, mas que sentimos sempre perto da gente. São amigos que sempre nos dão atenção, nos dão carinho, nos fazem companhia. São amigos que conhecem a gente bem mais que “amigos reais”. São amigos que gostam da gente, de verdade... Amigos virtuais são mais especiais que muito amigo real. Enfim, as amizades virtuais estão aí, umas desagradáveis, mas outras tão especiais que fazem nossa vida mudar de rumo. As amizades virtuais são assim, nem sempre dão certo, mas quando dão é pra vida toda.

Katty Zúñiga - psicóloga componente do NPPI - "Viver uma amizade virtual se transforma em um grande exercício mental, onde os protagonistas se permitem explorar possibilidades que não se atreveriam experimentar no mundo presencial. Dessa forma, os relacionamentos virtuais, quando bem vividos, nos ensinam e ampliam nossos horizontes. Mais que isso: muito do que vivenciamos via computador pode ser depois resgatado e trazido para o mundo real, melhorando as performances individuais. Um “amigo virtual” é um “amigo” antes de ser “virtual”. Se essa amizade for construtiva, exercitá-la no mundo presencial é uma evolução bem-vinda, que aliará as vantagens dos dois ambientes em torno de uma mesma pessoa. E aí as redes sociais passam a ser apenas mais uma das formas de contato, e não apenas a única".

Anônimo - Sabe, quando uma pessoa aparece do nada na sua vida? E você parece que conhece a pessoa a muito tempo? Você confia muito nessa pessoa, ao ponto de contar seus segredos mais profundos, desabafar com ela sobre tudo? Pois é mas, dai aparece uma coisa chamada distância, e te impede de ver a pessoa, de falar o quanto ela é importante pra você, de abraçar ela? Pois é eu sei bem como é isso, e eu tenho muito que agradecer essa pessoa, porque cara ele me ajudou muito.

Seja no mundo virtual ou real, qualquer amizade é saudável, desde que haja reciprocidade entre as partes, com verdade e confiança, afinal nada melhor que poder contar com os amigos nos momentos bons ou ruins! Eu quero e espero muito poder ver os meus amigos virtuais, dar-lhes aquele abraço apertado e tão esperado, como de um pai que abraça seu filho pela primeira vez!

 E você, leitor, o que pensa sobre amizades virtuais?

37 comentários:

  1. Eu confesso que não sei se acredito ou não, apesar de gostar de alguns dos meus contatos virtuais. Se pararmos pra pensar, todos os nossos amigos foram um dia estranhos e coube a nós conhece-los. Mas na internet entra a questão da verdade. Será que aquele amigo ou amiga está falando realmente a verdade? É um tema muito complicado. Mas adorei a coluna...

    Abraços!
    http://umsenhorpalhaco.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ítalo, adorei a sua opinião ^^
      Abraços

      Excluir
  2. Eu acho que muitas pessoas que você conhece no virtual te conhecem mais até do que as pessoas que convivem com você! Só que de fato é uma amizade meia 'manca' porque não terá a convivência, então na minha opinião, você nunca saberá realmente quem é a pessoa.

    http://n-bodycares.blogspot.com.br/2013/08/look-do-dia.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente tem esse ponto, por isso sou a favor de que a amizade virtual deve romper as fronteiras e tornar-se uma amizade presencial também!

      Obrigado pela visita, abraços

      Excluir
  3. Curto muito!
    Nos dias de hoje é a coisa mais comum ter amigos virtuais. Acho que tenho mais virtuais do que na vida real :/

    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Digamos que a maioria dos meus amigos conheci na internet. Minha opinião sobre amizades virtuais é a seguinte: Só consegue uma amizade virtual, quem consegue confiar em alguém. Realmente, pode ser que a pessoa seja fake, mas hoje em dia é difícil ainda existir isso, antes de confiar na pessoa, tem que saber um pouco sobre ela, pra ver quem é e tal. Acho super legal amizade virtual, mas é ruim não poder ver a pessoa. Normalmente, eu encontro com meus amigos virtuais, sempre. É ótimo vê-los.
    http://revolucao-geek.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Para uma amizade o que importa é a cumplicidade, confiança e sintonia. Quem está lidando com uma internet no meio são pessoas. Logo acho viabilidade. Porém, tem que ter perseverança para que a amizade dure, assim como pessoalmente. Acho ainda que com o contato físico as pessoas ficam mais expostas a decepções e atritos, já no virtual isto é mais difícil.
    Resumindo: Eu acredito sim que possa haver amizade virtual, mas pessoalmente prefiro passar por todos obstáculos da amizade tradicional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito sensata a sua opinião, gostei bastante do seu ponto de vista. A perseverança e a verdade são importantíssimas para que a amizade virtual pendure!

      Abraços

      Excluir
  6. ahh
    Obrigado por me convidar para participar.

    ResponderExcluir
  7. Eu acredito em amizades virtuais, tenho poucas, mas acho que devemos tomar cuidado, se não podemos confiar inteiramente em quem podemos ver nos olhos, imagina quem mora tão longe... Mas sim acredito que possa existir, o tempo é um ótimo exemplo disso, tenho amigos virtuais de anos. E isso é legal. Até mais.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Obrigado por me convidar. Isso é muito novo prá mim, muito recente. Tô conhecendo uma carioca da gema, uma menina iluminada, cheia de amor pela vida. Amigos as vezes a gente vai perdendo ao longo da vida, vão ficando sérios, nos esquecendo, a própria pressa das grandes cidades vai tornando as relações descartáveis. Frequentemente há a desconfiança no mundo real, a aproximação do outro gera medo, motivada pela violência, aqui se fica mais à vontade. Atualmente sinto falta de amigos reais, de repente a internet é um grande portal, uma grande janela, uma grande viagem, todo mundo se "vendo" e se conhecendo on-line. Acho valido é a evolução dos tempos. Tô curtindo muito minha estrelinha da tarde.

    ResponderExcluir
  9. acredito em amizades virtuais, muitas vezes criamos um vinculo muito maior com alguem distante do que com alguém perto. Acho que o simples fato de contar teus problemas, desabafar com alguém e essa pessoa te ouvir, sem te acusar, prova que ela pode sim ser sua amiga. E isso não acontece só ''ao vivo'', contamos segredos e sonhos para pessoas que nunca vimos, e essas pessoas muitas vezes nos dão mais força e incentivo do que nossos familiares. Beeeeijos,
    http://diariodeumuniversoparalelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ah eu adoro amizade virtual, tem umas que são de ouro neah?
    Adoreeei o post!

    http://pamlepletier.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Minhas amizades costumam ser virtuais pq meus amigos moram longes. Mas acho que não muda em nada, sendo amigos verdadeiros.
    Super essa categoria!

    beijos
    http;//oicarolina.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Bem, eu acredito por parte, e devo confessar que estou de acordo com a Paula, tenho amizades virtuais mas não teria coragem de vê-los pessoalmente né ...
    Fazer amigos virtuais é bem legal, pois muitas vezes você encontra alguem que tem algo em comum com você e que concorda com você em relação a alguma coisa , que geralmente alguns dos seus amigos "físicos" - digamos assim - não concordam :s
    Gostos dos amigos que tenho virtualmente ;D

    beijos,
    misturandoasmentes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Bom Victor estou na internet já faz algum tempo.
    Conheci muita gente através daqui. Quando vc fala amizade virtual, muita gente ainda acha que é um ET. Agora isso está mudando um pouco. Tenho amizades que viraram reais, do tipo que vc tem a impressão que conhece a vida toda e te falo, quem quer marca presença de alguma forma.
    Por outro lado, tem pessoas que te conhecem e depois de um tempo somem e por mais que vc tente um contato não existe troca. Fica díficil.
    Internet vc pode encontrar pessoas legais sim, namorar tb e inclusive casar. Tenho amigos que se casaram!
    É preciso bom senso.
    Big Beijos
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  14. Adorei essa coluna, eu tenho amizades virtuais de mais de 5 anos, e acho que é super normal, acho que dá sim pra ser verdadeiro mesmo sem nunca ter tido aquele contato físico.
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Acredito que toda amizade é válida, e ainda pela internet você pode ter amizade com pessoas tão moram tão longe que você nem imaginaria que poderia conversar.
    Portando, amizade virtual funciona sim;
    Beijos
    http://lahmiche.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu acredito em amizade virtual, até porque eu tenho amigos virtuais e muitas vezes me identifico mais com eles do que com os que tenho na realidade.
    Muito bacana essa coluna, espero poder comentar mais vezes!
    Estou seguindo o blog, se puder retribuir eu agradeceria muito :)

    Beijos! ♥
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna, muito obrigado pela sua visita, adorei tê-la aqui conosco, volte sempre ^^

      Abraços

      Excluir
  17. Oi!
    Post muito bacana!
    Eu amo minhas amizades virtuais. Amo mesmo. Tenho três amigas muito especiais e que confio veemente. Conversamos todos os dias, o dia todo. Se eu não conversar com elas, meu dia não é bom, natural ou normal. rs
    Espero um dia encontrar pessoalmente cada uma e fortalecer ainda mais nossas amizades.
    É realmente algo incrível.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  18. Ah, eu acho que tem tudo haver. Eu confio em mais pessoas virtualmente do que pessoalmente.

    beijos, @esteffanifontes (twitter&instagram)
    http://blogesteffanifontes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, Victor!
    Pois bem: Assim como você, eu também possuo muitos amigos virtualmente, nunca os vi pessoalmente mas que considero como próximos da mesma maneira. Mas não posso deixar de admitir que estes amigos nunca serão tão próximos quanto os que vejo diariamente. Ver pessoalmente se a pessoa é realmente aquilo que temos em mente é o que importa.

    Abraços!
    Vini - http://blogumjovemleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Adorei a ideia e a temática do post. Eu acho que é super possível ter amigos virtuais, sim, mas é importante ficar atento para não deixar a 'vida real' ser substituída pela virtual e acabar se esquecendo de viver, sabe?


    Beijos
    Nathália - Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  21. Amigos virtuais... Bom eu acredito nessa amizade mas tudo com limite pois você não pode revelar coisas muito pessoais para uma pessoa que não conhece de verdade, oque pode rolar é troca de informações, sugestão , opiniões essas coisas nunca revelar senhas, documentos...Por ai... Abraço

    ResponderExcluir
  22. Amizade virtual é legal e tudo, principalmente quando a pessoa tem um gosto em comum, como por exemplo, livros! É difícil eu achar alguém tão fanática por livros - perto de mim - , do que na internet.
    Mas não dispenso uma amizade real, acho importante não se desconectar da realidade em prol de uma amizade virtual ou até mesmo de namoro. HUOEHUE
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Tenho mais amigos virtuais do que 'reais' (os que conheço pessoalmente/vejo sempre). Até já viajei (para outro estado) na casa de um desses. E nós trocamos cartas, jogamos, trocamos e-mails... Eu gosto muito!

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  24. OPa...gostei da pesquisa. Amizade virtual é claro que é boa, desde saibam respeitar como disse no texto!
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  25. Eu creio que existam amizades virtuais mais verdadeiras que as pessoais, tipo, eu conheço uma porrada de gente pela internet e que sonho um dia encontrar. O ruim é quando você começa a gostar de uma pessoa, aí lascou! kkkkkk
    http://republicacrash.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Verdade, muitos fingem ser uma coisa que não são, e pior, tem gente que acaba caindo nos truques que existem virtualmente, eu acho que amizade virtual tem que ter confiança, mais não tanto ao ponto de se expor, por pessoas que não tomam cuidado e passam informações super pessoais que existem muitos casos de pedofilia pela internet e talz :l

    ótimo assunto, pena que não sei me expressar direito uhaue'

    Adolescente Nerd

    ResponderExcluir
  27. Não irei falar que acho isso certo e nem acho q seja errado, até porque é sempre bom você conhecer pessoas novas e saber - dependendo do local - a cultura de la e sem contar que a sua vida "virtual" fica até mais legal, indispensável viver sem amigos virtuais hoje em dia.
    Mas tudo de mais é chato né? então nada de sair por ai fazendo amigos no Bate Papo UOL ou sair por ai e fazendo amizades com qualquer um acho que tem que ter um equilíbrio, tudo de mais estraga a diversão.

    XOXO :D
    jovenclube.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Eu tenho vários amigos virtuais. E já os conheço de anos. Tenho muita vontade de conhece-los no futuro. Adorei o post!

    http://pequenodiariodesonhos.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  29. Uma coisa que eu não acredito, pelo menos não comigo
    Pode ter uma boa relação com alguem virtualmente
    Mas amizade de verdade, acredita que pelo menos com um pouco de contado
    OU se as pessoas já se conheciam e por algum motivo se distanciaram...

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Não só acredito em amizade virtual como acredito em namoro também.
    Conheci meu namorado pela internet, namorei há um ano e agora estamos noivos. Essa é a maior prova que isso dá certo.

    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir
  31. Eu acho que isso é até meio besta, sabe, acreditar ou não acreditar, porque, enquanto não acontece com você, pode haver aquelas dúvidas e tal, mas depois é natural demais e nem dá pra "acreditar", só acontece. Eu tenho duas grandes amigas virtuais e adoraria ter mais, às vezes parece mais sensível, sabe? É tudo tão mecânico e pode ser facilmente mal interpretado, mas eu adoro ter amigos virtuais. E isso nem é algo que eu acredite, é algo que eu SEI que existe. Só depende das pessoas, claro.
    Ótima discussão!
    www.literallypitseleh.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Amizade virtual é legal sim,desde que consiga ter confiança e mais:Sempre bom ter muito cuidado pois pode acabar conhecendo pessoas que se dizem ser quem não sao.mas na internet é possivel sim fazer amizades virtuais verdadeiras,mas sempre bom ter cuidado

    ResponderExcluir

 
© Revolução Nerd 2015. Design por Vitu