08 fevereiro 2013

#Mitologia Grega: A Batalha dos Titãs

4 comentários:
 
Anteriormente vimos que a tirania de Cronos estava incomodando a todos e o Caos ameaçava se alastrar novamente sobre Gaia (a Terra). Dando continuidade, lembram que Zeus foi escondido na ilha de Creta para poder se fortalecer? Pois bem ele voltou e mais forte do que nunca, no entanto não fazia ideia do que fazer, por isso procura Métis, sua prima e filha dos titãs Oceano e Tétis. Muita esperta, já que é a deusa do bom conselho, Métis prepara uma poção especial para ser entregue a Cronos.

Zeus reencontra Reia e esta, explica melhor o plano, onde Zeus deverá se passar por copeiro e entregar a bebida ao pai. Assim que Cronos bebe toda a poção, sente fortes dores de barriga e vomita todos os outros 5 filhos, sendo eles: Héstia, Démeter, Hera, Hades (meu favorito) e Poseidon. A partir daí, a guerra está declarada!

Zeus e seus irmãos marcham rumo ao Monte Olimpo (daí o nome deuses olímpicos), enquanto os titãs vão em direção ao Monte Ótris. Só por curiosidade, a Batalha dos Titãs foi travada na Tessália, centro da Grécia e estima-se que tenha durado uns 10 mil anos, segundo o calendário dos deuses é claro.

Cronos estava enfraquecido pelos efeitos da poção, sendo assim a liderança dos titãs passa para Atlas. A batalha entre deuses e titãs foi muito equilibrada, afinal são seres imortais. Foi aí que Gaia interviu a favor dos deuses olímpicos, lembrando-os dos titânicos desprezados, os hecatônquiros ou centímanos, seres mortais e impulsionados pelo desejo e matar! Zeus, Hades e Poseidon vencem o dragão Campe e libertam os hecatônquiros, que agradecidos presenteiam os três com mais poderes: A Zeus o raio mestre, que o faz dominar os raios; a Poseidon o tridente; e a Hades, o elmo da invisibilidade. Assim, eles se tornam os Três Grandes Deuses!

Esperto, Hades usa seu elmo, invade o Monte Ótris e rouba as armas de todos os titãs, que ficam encurralados por Zeus e Poseidon. A Batalha dos Titãs chegava ao fim, com os deus olímpicos vitoriosos. No entanto o Caos estava de volta, pois Urano despencou do céu. Zeus então, decide unir o "útil ao agradável" e como vingança condena Atlas a carregar o mundo nas costas e  garantir de uma vez por todas que Urano não caia mais sobre Gaia, separando o céu e a Terra.

Com tudo novamente no lugar, os deuses se separam dos mortais, deixando-os na Terra. Zeus torna-se o responsável pelo céu; Poseidon, os mares; e Hades fica com o Submundo ou Mundo Inferior, além da guarda do Tártaro, onde os titãs estão aprisionados. Bom, essa é a minha parte favorita da Mitologia Grega, espero que estejam gostando, pois na próxima semana, veremos um pouco mais sobre os 12 deuses do Olimpo.

Abraços.

4 comentários:

  1. Opa...seus posts como sempre repletos de muita informação. ADoroo e parabéns pela postagem...Amo mitologia, filosofia e afins.^^
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o post, nunca fui muito interessada em mitologia, mas acho super legais essas histórias.
    Adorei o blog, o tema é bem diferenciado, e o layout é bem original.

    diamantesdeumagarota

    ResponderExcluir
  3. Legal essas história.

    blog-da-marci.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. adoro mitologia!
    de todos os tipos na verdade: romana, grega, indiana, etc...
    acho q se pudesse passaria minha vida só estudando isso :D
    Beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
© Revolução Nerd 2015. Design por Vitu