01 outubro 2018

Ventos de mudança

Um comentário:
 
Sempre que chega o mês de outubro, eu me sinto como na música Wind Of Change, dos Scorpions, que por sinal é a minha banda favorita desde a infância. É como se eu fosse invadido pelo mesmo vento da mudança que a música descreve. Ciclos que se encerram e novas portas que se abrem. 

Eu bem sei que mudar não é fácil, as vezes inevitável e sempre necessário, porque estagnados e acomodados, não temos espaço para crescer. Mas qualquer mudança, por menor que seja, traz consigo uma carga emocional muito forte. Comumente nós conservamos atitudes e ações - que por mais que sejam negativas, de certo modo - trazem também algum benefício, seja por mero conforto e comodismo (zona de conforto) ou por parecer mais fácil deixar como está, do que tentar algo novo. 

Nesses casos, eu vejo que falta um pouco de motivação e até mesmo apoio para dar o primeiro passo para mudar de fato. É como se eu soubesse e reconhecesse que preciso mudar em algum aspecto, mas a minha rotina me induz a continuar nesse comportamento habitual - e negativo. Então cria-se uma resistência que se contrapõe a mudança, que pode tanto ser consciente, quanto inconsciente. Inconsciente porque, como eu disse anteriormente, a nossa rotina tendencia a uma programação mental quase que automática, que facilmente desperta gatilhos do comportamento negativo, que se pretendia abandonar. 

Então, se falta motivação, é possível e necessário praticar a automotivação: o que motiva? E para responder isso é importante resolver um leve engano que nos confunde: motivação é diferente de entusiasmo. Ninguém pode nos motivar, senão nós mesmos, porque motivação nada mais é que o impulso interno que leva a uma ação, ou seja, vem de dentro de nós, individualmente. Externamente, o outro pode nos incentivar e entusiasmar, mas não motivar. Corrigido esse engano, então como praticar a automotivação? Eu posso usar um típico truque de recompensas, em que me dou um presente - alguma recompensa - sempre que atinjo alguma meta, algo com que me comprometi. É uma forma de reconhecer o meu esforço e despertar essa motivação. Consciente de que se eu cheguei até aqui, posso chegar lá, ali, acolá e continuar sucessivamente, em constante processo de mudanças necessárias para o meu crescimento e mudança de comportamentos - que sejam sempre positivos. 

Por exemplo, escrever é uma prática que me motiva. Gosto de me expressar pela arte e a minha arte é a escrita. Escrevo para compreender melhor os meus pensamentos - uma autoterapia - e na esperança que quem lê, possa se identificar e conciliar os seus pensamentos também.

Outubro começou e trouxe consigo, o vento da mudança. 

The future's in the air
I can feel it everywhere
Blowing with the wind of change

Um comentário:

  1. Ótima postagem! Gostaria de saber se vocês ainda vão continuar a postar como antes... Fiquei bastante tempo afastado e quando voltei não encontrei ninguém :(.

    ResponderExcluir

 
© Revolução Nerd 2015. Design por Vitu