01 outubro 2015

MITOLOGIA GREGA: A BATALHA DOS TITÃS

2 comentários:
 
Hey revolucionários! O mês mais maravilhoso do ano começou, convido-os a aproveitar esse tempo para retomar as esperanças e retomar o equilíbrio que tanto precisamos para o dia a dia, seja na vida pessoal ou profissional, pois nada mais propício do que o mês em que o astro-rei (sol) se encontra em Libra.


Mas não é este o assunto de hoje, porque quinta-feira é dia de Mitologia aqui no Revolução Nerd. Como faz muito tempo que eu não posto, para entender o post de hoje, eu recomendo que leiam primeiro este, para entenderem a continuação.

Leu? Então vamos lá...


Anteriormente vimos que a tirania de Cronos estava incomodando a todos e o Caos ameaçava se alastrar novamente sobre Gaia (a Terra). Dando continuidade, lembram que Zeus foi escondido na ilha de Creta para poder se fortalecer? Pois bem ele voltou e mais forte do que nunca, no entanto não fazia ideia do que fazer, por isso procura Métis, sua prima e filha dos titãs Oceano e Tétis. Muita esperta, já que é a deusa do bom conselho, Métis prepara uma poção especial para ser entregue a Cronos.

Zeus reencontra Reia e esta, explica melhor o plano, onde Zeus deverá se passar por copeiro e entregar a bebida ao pai. Assim que Cronos bebe toda a poção, sente fortes dores de barriga e vomita todos os outros 5 filhos, sendo eles: Héstia, Démeter, Hera, Hades (meu favorito) e Poseidon. A partir daí, a guerra está declarada. Zeus e seus irmãos marcham rumo ao Monte Olimpo (daí o nome deuses olímpicos), enquanto os titãs vão em direção ao Monte Ótris. Só por curiosidade, a Batalha dos Titãs foi travada na Tessália, centro da Grécia e estima-se que tenha durado uns 10 mil anos, segundo o calendário dos deuses é claro.

Cronos estava enfraquecido pelos efeitos da poção, sendo assim a liderança dos titãs passa para Atlas. A batalha entre deuses e titãs foi muito equilibrada, afinal são seres imortais. Foi aí que Gaia interviu a favor dos deuses olímpicos, lembrando-os dos titânicos desprezados, os hecatônquiros ou centímanos, seres mortais e impulsionados pelo desejo e matar! Zeus, Hades e Poseidon vencem o dragão Campe e libertam os hecatônquiros, que agradecidos presenteiam os três com mais poderes: A Zeus o raio mestre, que o faz dominar os raios; a Poseidon o tridente; e a Hades, o elmo da invisibilidade. Assim, eles se tornam os Três Grandes Deuses!

Esperto, Hades usa seu elmo, invade o Monte Ótris e rouba as armas de todos os titãs, que ficam encurralados por Zeus e Poseidon. A Batalha dos Titãs chegava ao fim, com os deus olímpicos vitoriosos. No entanto o Caos estava de volta, pois Urano despencou do céu. Zeus então, decide unir o "útil ao agradável" e como vingança condena Atlas a carregar o mundo nas costas e garantir de uma vez por todas que Urano não caia mais sobre Gaia, separando o céu e a Terra.

Com tudo novamente no lugar, os deuses se separam dos mortais, deixando-os na Terra. Zeus torna-se o responsável pelo céu; Poseidon, os mares; e Hades fica com o Submundo ou Mundo Inferior, além da guarda do Tártaro, onde os titãs estão aprisionados. Bom, essa é a minha parte favorita da Mitologia Grega, espero que estejam gostando, pois na próxima semana, veremos um pouco mais sobre os 12 deuses do Olimpo.

2 comentários:

  1. Saudades de você cara!
    Legal conhecer mais um pouco de mitologia grega.

    http://www.jj-jovemjornalista.com/

    ResponderExcluir
  2. Pelo visto você também gosta de Mitologia Grega ♥

    ResponderExcluir

 
© Revolução Nerd 2015. Design por Vitu