06 agosto 2015

A HISTÓRIA DOS VÍDEO GAMES #1

Um comentário:
 

Hoje começa uma nova coluna no blog, composta por 5 artigos onde nas próximas semanas você saberão tudo sobre o surgimento dos vídeo games. E para começar, que tal saber como tudo começou?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O surgimento da calculadora eletrônica em 11 de novembro de 1918 foi fundamental para tornar a criação do vídeo game possível. Num processo natural, as calculadoras eletrônicas evoluíram e se tornaram grandes e potentes computadores – grandes o suficiente para ocupar vários andares de um prédio e potentes a ponto de calcular raízes quadradas e solucionar algumas equações por minuto. Eram revolucionários! Nos anos 1950 começaram a invadir as principais universidades norte-americanas e foram nelas que eles passaram a ser usados para as coisas mais estranhas que se possa imaginar – inclusive para desenvolver e jogar vídeo games.

OXO, Noughts and Crosses – O Jogo da Velha

Somente em 1952 foi que surgiu o primeiro vídeo game, do jeito que deve ser – gráficos digitais exibidos em um monitor de tubo de raios catódicos. OXO, Noughts and Crosses foi desenvolvido por Alexander S. Douglas como parte da sua tese de doutorado “Interação Homem-Computador”. O jogo na realidade trata-se nada mais nada menos do que o famoso “Jogo da Velha”, só que jogado em um computador com um controle de telefone analógico (sabe-se lá como hehe).

O esquema é o mesmo desde sempre: posicione o “X” ou a “O” no lugar que você quer e feche uma linha com eles. Apesar da simplicidade e da aparente falta de emoção, o jogo chamava atenção justamente por representar muitíssimo bem a “Interação Homem-Computador”, coisa que pouca gente conhecia fora das universidades e recantos militares.

Apesar de brilhante, OXO não se popularizou porque só funcionava no computador em que foi desenvolvido – o EDSAC – e, pasmem, ele era o único no mundo! Mesmo não tendo ganhado nem um centavo com o jogo, A.S Douglas ganhou seu título de doutor e OXO foi, e é, considerado o primeiro vídeo game do mundo!

Curtiram? Se a resposta for positiva, não percam na próxima semana, nesse mesmo dia, nesse mesmo horário, nesse mesmo blog, a continuação da história dos vídeo games!

Um comentário:

  1. Oi Victor como você esta?
    Tu acredita que a uns dias atrás eu estava pesquisando mais sobre esses assuntos, olha a sorte a minha, vou querer mais sim, sempre é bom saber um pouco mais sobre as coisas né? Bom já sobre o jogo da velha eu imagino como deve ter sido, ate porque naquele época eram poucos computadores, mais o jogo se popularizou depois e eu era viciado kkk
    Abraços!!!

    Passa lá no blog, esta cheio de novidades!!!

    www.pedrosanttos.com

    ResponderExcluir

 
© Revolução Nerd 2015. Design por Vitu