28 janeiro 2015

#MITOLOGIA GREGA: A ASCENÇÃO DE CRONOS E A QUEDA DOS TITÃS

4 comentários:
 
Hey revolucionários! Anteriormente vimos que Cronos destronou o pai, Urano, e tornou-se o rei dos Titãs, sendo assim o senhor do universo. Mas antes de prosseguir essa história, vou lhes apresentar cada um dos 12 titãs e titânides (seis cada):

         Os seis titãs                                                  As seis titânides
Oceano: O mais velho, senhor das águas;  Teia: deusa da luz e da visão;
Céos: deus da inteligência;                              Reia: deusa da fertilidade;
Crios: personificação do frio;                          Têmis: deusa das leis divinas;
Hipérion: aquele que tudo vê;               Mnemosine: deusa da memória;
Jápeto: deus da mortalidade;                          Febe: deusa das profecias;
Cronos: deus do tempo.                                   Tétis: deusa das águas;

Durante o período em que os titãs governaram, a Terra viveu a chamada Era do Ouro. Tudo começa a ocorrer de forma tranquila e em paz. A partir daí, surge o tempo, representado por Cronos, e o dia e a noite (Hemera e Nix) passam a se alternar sobre Gaia, a Terra.

No entanto Cronos vivia angustiado, lembram-se que ele foi amaldiçoado pelo pai, Urano? De acordo com a maldição, Cronos também seria destronado pelos seus filhos. Com medo e receio, o rei dos titãs passa a desconfiar de todos e a trancafiar qualquer um que se oponha a ele no Tártaro. Começasse aí, um período de tirania.

Assim como os seus precursores, os titãs também casaram-se entre si, Cronos casou-se com Reia e logo tiveram seis filhos. Porém Cronos tinham medo de que seus filhos voltassem-se contra ele e os engole logo após o parto! Estranho, não? Reia sem saber o que fazer vai se consolar com Gaia, afinal ela também passou por isso (vocês lembram da história de Urano, né?).

Aconselhada por Gaia, Reia prepara um plano de vingança contra Cronos, pois toda essa tirania já estava passando dos limites. Assim que o seu sexto filho, Zeus, nasceu, Reia o escondeu na ilha de Creta, aos cuidados de duas ninfas, Adrasteia e Io. Elas cuidaram muito bem de Zeus, deixando-o grande e forte, para que muito em breve pudesse alavancar uma guerra que promete por um fim no Caos que se alastrava de volta à Gaia. Mas essa batalha só vamos ver na quarte parte, pois agora vamos voltar a Urano, ou melhor, ao céu.

Após ter sido atacado pelo próprio filho, Urano se refugiara ferido ao céu, porém seu sangue se espalhou pela Terra e fez nascer terríveis criaturas. Primeiro nasceram as erínias, que representam a vingança e o castigo a quem desrespeita os pais e o mais filhos (entenderam crianças?). Em seguida, surgiram os gigantes, repletos de fúria e sedentos por guerra. E para piorar ainda mais, surgem as melíades, ninfas repletas de maldade.

O nascimento desses seres causou ainda mais impacto na batalha que estava por vir, pois muitos destes voltaram-se contra Cronos e trouxeram de volta o Caos sobre a Terra. A única saída estava nas mãos da nova geração de deuses, conhecido com os deuses do Olimpo, mas isso é história para outra ocasião. 

Fiquem ligados, na próxima semana tem a continuação!

4 comentários:

  1. Adorei saber mais sobre a mitologia grega, apesar de não ser muito fã nesse assunto...
    Bem interessante mesmo! Adorei *o*

    Beijos!
    Senhorita Imperfeita

    ResponderExcluir
  2. Com uns filhos desses quem precisa de inimigo?

    Respondi uma tag lá no blog e indiquei o seu. Acho meio chato ter que ficar indicado os outros (mas adoro ser indicado) para essas coisas porque nunca se sabe se a pessoa está afim ou não. Tenho medo de ser chato, mas se estiver afim, aqui está o link: http://www.pampilho-ordinario.com/2015/01/tag-liebster-award.html

    ResponderExcluir
  3. Já conhecia parte do mito. Adoro mitologia grega. Ela é uma das mais belas que temos.

    http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

 
© Revolução Nerd 2015. Design por Vitu