14 julho 2014

A leitura é uma chave fundamental

5 comentários:
 
"A leitura da palavra é sempre precedida da leitura do mundo."
Paulo Freire

Hey revolucionários, fugindo do cronograma e rotina, decidi reboglar um texto de 2012 sobre leitura. Afinal por que se afirma que é tão importante ler? Para responder a essa questão, vamos lembrar que o texto - seja de que natureza for - está sempre pronto a ser compreendido, decifrado e interpretado. O processo da leitura exige um esforço que garante uma compreensão ampliada do mundo, de nós mesmos e da nossa relação com o mundo.

Na Roma antiga, o verbo "ler" - do latim legere - além de ler, também podia significar "colher", "recolher", "espiar", "reconhecer traços", "tomar", "roubar". Para os romanos, então, ler era muito mais do que simplesmente reconhecer as palavras e frases dos outdoors de uma avenida, dos índices de desempregos noticiados nos jornais, do discurso político de um candidato à presidência da República, de um poema ou de um conto, de um romance ou de um filme.

Ler é compreender os discursos, mas também é completá-los, descobrindo o que neles não está claramente dito. Talvez "recolher" seja buscar as pistas que o texto tem, "espiar" seja distanciar-se um pouco e não de imediato aquilo que está sendo proposto, "tomar" e "roubar" talvez queira dizer estar prontos a captar, capturar, se apropriar daquilo que está escondido nas entrelinhas de um texto. Talvez leitura seja uma das chaves fundamentais para se viver!

5 comentários:

  1. Tenho certeza que a leitura é uma das chaves para minha vivência, é sempre bom estar acompanhado de um bom livro.

    ResponderExcluir
  2. A leitura me ensinou que existe coisas muito boas na vida e não é só qualquer outro livro e sim outra historia para vivenciar e aprender coisas novas...

    Beijos, Quero Sonhar. [tem post novo e sorteio ♥]

    ResponderExcluir
  3. tenho que admitir que depois que passei a gostar da leitura tudo mudou. é tipo essencial.

    Abraços, Edwin.
    www.oquefaltou.com|Facebook|Twitter|Instagram

    ResponderExcluir
  4. HEEEEEEY pessoal do revolução nerd! Estou voltando aos poucos e adorei este post de vocês. Espero que ainda se lembrem de mim lol
    Victhor Asckermann ainda figura? haha

    http://zoeyblocharrasa.blogspot.com.br/
    and
    http://eraumavezlivrosecia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. ow quanto custou sua jaqueta

    ResponderExcluir

 
© Revolução Nerd 2015. Design por Vitu