26 março 2014

HIPNOSE: uma viagem ao inconsciente

7 comentários:
 
Hey revolucionários! Como já notaram, dei uma pausa com a coluna Mitologia, comum às quartas-feiras, mas fiquem tranquilos, pois semana que vem estará de volta. Porém, vos trago um super matéria sobre hipnose, então apertem os cintos e vamos fazer uma viagem ao inconsciente.


Histórico___________________________________________________

A técnica de hipnose surgiu no século 18 pelo médico alemão Franz Mesmer, porém como uma forma de charlatismo, simplesmente para enganar os "pacientes" em benefício próprio. No século 20, Freud identifica que os males psicológicos vêm da mente e não do cérebro e por consequência disso, desiste da técnica, alegando induzir à falsas memórias. Porém somente após os anos 90 é que as técnicas de hipnose são profundamente testadas e monitoradas, chegando a ser usada até mesmo na medicina.

Métodos de Hipnose__________________________________________

Fixação: este é o método mais comum, onde o hipnólogo (profissional de hipnose) pede para que o paciente fixe seu olhar em algum objeto, o pêndulo é o mais utilizado. Com o olhar fixado, a pessoa ignora todos os outros estímulos ao seu redor, ficando suscetível ao transe.

Desequilíbrio: Perdoe-me os mais fiéis, mas esta técnica é comprovadamente utilizada por pastores de igrejas. Quando seu corpo é empurrado para trás, rapidamente o cérebro desliga-se, num instinto desesperado para preparar-se para a queda. São nesses milésimos de segundo de inconsciência que o hipnólogo prepara o transe.

Descrição: Acredito que em dado momento, todos já passaram por uma experiência como essa. Já ouviu alguma música que te deixou completamente estável e tranquilo, quase anestesiado e como se não houvesse mais nada à sua volta? Esta é a hipnose por descrição, onde o hipnólogo faz o paciente sentir-se num ambiente confortável, agradável e relaxante. Tão simples que podemos nos auto-hipnotizar!

Confusão: Essa é a maneira mais difícil de hipnose, a intenção é pegar a pessoa de surpresa de qualquer forma, pode ser por meio de sustos, gritos ou toques bruscos, tudo que deve ser feito é tirar a atenção dela do ambiente.

Entenderam os 4 métodos? Ok, mas devem estar se perguntando: "O que de fato é a hipnose?" Bom, quando o paciente passa por algum desses métodos, em fração de segundos, uma parte do seu cérebro desliga, o sistema límbico (parte central) responsável pelo famoso "estado de alerta", dores e sensações. Em consequência disso, a parte frontal (córtex frontal) do cérebro é ativada, sendo essa responsável pela imaginação e emoções, ou seja, a pessoa fica suscetível a falar e fazer tudo aquilo que não tem coragem e jamais faria se estivesse consciente.

Segundo as pesquisas do Instituto Stanford, 80% das pessoas são propensas à hipnose e dessas, 15% são altamente hipnotizáveis. Agora que você aprendeu as técnicas, tenha muita prudência caso queira invadir o inconsciente de alguém, afinal qualquer um pode invadir o seu também.

Até a próxima!

7 comentários:

  1. MUAHAHA mundo me aguarde kkkkk Posso ver sas coisa não, sou uma pessoa ruim e mal intencionada kkkkkkk
    Brincadeiras a parte, muito legal o post; Principalmente pq deixa bem claro que existem sim charlatões que usam de má fé com seu conhecimento, mas que tbm existem pessoas! sérias no meio!!

    ResponderExcluir
  2. Gente! Espaço legal esse aqui ein? Aborda assuntos interessantíssimos e que são muitas vezes ignorados por nós que usamos a internet, seu propósito é perfeito! Curti demais, vou voltar sempre !

    www.luccasuriel.com

    ResponderExcluir
  3. Sabe que fiquei fascinado com hipnose depois que li um livro sobre a história do conde drácula. Era "A Vida Secreta de Lazlo, Conde Drácula". Fiquei tão fixado que até li um livro de estudo sobre hipnose, mas nunca tentei (e provavelmente nem conseguiria no final das contas) hipnotizar alguém.
    É muito bom lidar com a mente. Mais ainda a dos outros. Hashashashahshas

    =D

    ||TERRA DE FAGULHAS

    ResponderExcluir
  4. ahsuhuahsu amei o post véi. A técnica do "desequilibrio" é comprovadamente usada por pastores, sabia que tinha alguma coisa aí!!! Hipnotizar parece ser algo extremamente simples mesmo, esse lance do cérebro desligar parece ser fácil, já tive experiências assim, mas por causa de stress excessivo, então o cérebro desligou pra dar conforto e um tempo pro corpo se estabilizar.
    muito bom o post. bjoo

    http://apenasleiteepimenta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Cara isso é muito interessante. Nós humanos somos muitos loucos, não tem outra explicação o_O

    ResponderExcluir
  6. Acho o cérebro humano incrível, um dia ainda quero estudar mais sobre ele. Gostei muito do seu blog, seus posts são super interessante, já favoritei e visitarei mais vezes.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  7. Já vi alguns vídeos de hipnose absolutamente intrigantes, mas só acredito vendo, acho que a maioria é golpe. "Perdoe-me os mais fiéis, mas esta técnica é comprovadamente utilizada por pastores de igrejas" < KKK' tem gente que nem precisa de hipnose para cair nisso, meu amigo...

    ResponderExcluir

 
© Revolução Nerd 2015. Design por Vitu