21 junho 2013

A revolução deve partir de dentro de nós...

19 comentários:
 
Muitas pessoas têm me perguntado e questionado à respeito das manifestações; se estou participando e apoiando, ou simplesmente qual a minha posição. Após uma semana de protestos, bom, chegou o meu momento de falar!

Esperei durante muito tempo, ansioso, para ver a população tomar consciência do seu papel e partir para a ação, no entanto ao acompanhar os noticiários pela TV e internet, senti imensa vergonha e decepção. À primeira instância, estava disposto a participar, afinal, como dito popularmente, o Gigante acordou! Porém, se acordou, continua ainda muito sonolento, dormindo acordado, ou como li em um status no Facebook, "bêbado".

É deprimente ver que tantas pessoas vivem num mundo utópico, mascarado por sonhos e facilidades. Não estou sendo pessimista, tampouco menosprezando os protestos e manifestações, só estou agindo com realismo, sinceridade e, pasmem só, verdadeiramente democrático!

Quais são mesmo as reais causas de tantas manifestações? A resposta é clara: "Não são só pelos 20 centavos". Será? Parcialmente sim, mas vejamos: as causas aumentaram, certo? Foram ampliadas com o objetivo de tornar a manifestação mais válida e concreta. No entanto, isso não passa de mais uma ilusão social, uma vez que quando trocamos vinte centavos por “corrupção” não estamos ampliando o alcance, estamos reduzindo. Não se inicia uma revolução com base de contestamentos, mas sim com questionamentos, começando por nós mesmos! Protestar contra a corrupção e política, são protestos tão vagos, quanto eu protestar contra a sombra de uma árvore no meu quintal, afinal foi eu quem plantou tal árvore, ou seja sou eu o culpado e não um terceiro.

Esse é o ponto forte deste texto e o motivo principal por eu não estar nessas manifestações, a incoerência pessoal! Cresci ouvindo queixas da população para com os políticos, cresci ouvindo gritos contra a corrupção e clamando por mais saúde, segurança e educação, porém me assustei ao adquirir uma consciência crítica em perceber que durante todos esses anos, os mesmo erros foram repetidos, as mesmas escolhas, as mesmas atitudes, os mesmos protestos! Afinal é muito mais fácil reclamar e queixar-se, do que buscar as causas e apontar soluções, não é mesmo? É mais confortável e agradável colocar a culpa dos problemas sociais brasileiros nas mãos dos políticos e grandes empresários, pois eles são a elite e consequentemente a minoria!

Sem contar que aqueles que estão em suas casas, numa possível zona de conforto, são tido como "acomodados", muitos realmente são, mas eu não me incluiria nessa parcela e me atrevo a dizer que a maioria dos manifestantes, estes sim são pessoas acômodas, pois ao invés de estarem contribuindo para uma nação de intelectos, capazes de levantar questionamentos que afrontem a atual máquina capitalista e pseudo democrática, estão em meio às ruas com os seus gritos vagos e mudos, lutando por uma causa perdida, popularmente conhecida como "tapa-buracos".

"Há de se discernir pessoas aliadas de pessoas que não se importam. Marchar pode ser romântico, mas não é radical. Um milhão de pessoas sem nada a dizer, sem privilégios a questionar, sem questionamentos a fazer, sem patrimônios a quebrar, sem tópicos a discutir, não é uma multidão acordada. É, no máximo, um gigantesco episódio de sonambulismo político."


A verdadeira revolução, deve acontecer primeiramente dentro de cada um de nós, dentro de mim, pois eu sou o maior dos corruptos, sou eu quem acolheu a corrupção, sou eu quem me faz dependente da máquina capitalista, afinal eu sou o autor da minha vida. As verdadeiras mudanças só irão começar quando nós, individualmente, nos colocarmos contra a parede e julgar tópico por tópico, a nossa própria vida. Se eu quero uma democracia, devo reconhecer que no Brasil, ela não existe, se eu quero melhoras no poder público, tenho que reconhecer que antes dos políticos e do sistema, o poder está em minhas mãos e sou eu quem escolhe quem vai o utilizar! Leia mais, aqui.

Pensem nisso e aproveitem para compartilhar as suas opiniões de forma clara e espontânea, sem ofensas e repúdios. Vamos iniciar aqui, um diálogo coeso, repleto de argumentos e questionamentos capazes de contribuir e acrescentar à nossa nação...

19 comentários:

  1. concordo com você a respeito de que os manifestantes estão meio ''bêbados'' ainda, muitos não sabem nem por que lutam, simplesmente se deixam levar pela empolgação dos outros. Não participaria das manifestações, mas acho que essa foi a única maneira encontrada para que o governo visse que não aguentamos mais, o Brasil está todo errado, e é mostrando isso pro mundo todo que TALVEZ, o governo faça algo de positivo para mudar essa situação.
    beeeijos,
    http://diariodeumuniversoparalelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sendo eu um estudante em pleno ensino médio, é claro que costumo usar ônibus frenquentemente. Gastar rios de dinheiro em transportes públicos de extrema má qualidade acabou por virar rotina. Seria uma forma de extorsão? Roubo? Como resolver?
    Protestos por todo o Brasil criaram a impressão de um país revoltado com o sistema. "Não é só por 20 centavos", é o que diz a maioria dos cartazes, inclusive os de artistas internacionais! Isso só passa a provar a impressão que o Brasil ganhou. Com toda a certeza não é apenas por 20 centavos, mas por partidos corruptos, a PEC 37, toda essa manipulação que estamos envoltos. Foram gastos 28 bilhões de reais com a copa, uma copa que não irá trazer benefício algum para os brasileiros, mas devemos cancela-lá? Eu sou a favor.
    Acho eu que os protestos de hoje e de amanhã são de uma importância exorbitante, mas me acostumei a ver vandalismo seguindo os acontecimentos. O Brasil não deve se tornar um lugar de vândalos ou muito menos de presidentes fracos e sem cabeça para articular um sistema que nos beneficia. Temos de agir nesses protestos, porque a hora do Brasil acordar é agora. #VemPraRua

    Desculpe pelo comentário tão extenso! hehe.
    Abraços!
    Vini - Um Jovem Leitor

    ResponderExcluir
  3. Legal seu ponto de vista.
    Acho que sim, o gigante está mais que babado está ainda abrindo os olhos mas acordado, PASSA-SE LONGE! Não que eu não queira que o Brasil mude, mas peno seriamente se é que pode haver mudança, quer dizer depois de tanto tempo, meses, anos, e toda a merda já feita será que uma nação vai realmente conseguir mudar radicalmente o estilo do país? Será que não é muito esforço em vão?
    Nunca foi por 20 centavos essa coisa toda, esse argumento foi apenas a cota para o país ter essa revolução, mas nós sabemos que vai muito além disso. Diferente de muitos eu realmente não tenho um lado a defender, NÃO SOU CONTRA, NEM A FAVOR. Muitos querem respeitos da policia , mas sabem que o ESTADO tem uma carta na manga que é a policia e essa carta na manga permite que eles abusem da violência quando necessário ou seja quando há vandalismo, será que é realmente necessário, colocar fogo em ônibus (irônico porque era sobre isso que eles manisfestavam), ou será que é realmente necessário VAIAR a presidenta do país por uma coisa que ela (em porcentagens pequenas) nem tem ligação?
    Não acham que o país está estruturado para receber um evento como a COPA mas muitos ficaram felizes quando o GIGANTE (que nem acordou) foi escolhido.
    Mas eu quero mudança, mas se for desse jeito não vai ter.

    XOXO :D
    jovenclube.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Esse é um assunto que está dando o que falar. A mudanças pessoal é importante, mas a do coletivo também.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com que você escreveu acima,aliás, a minha professora de história explicou tudo que você disse ontem,e percebi que estava começando a ficar alienada.
    Temos que observar e ler sobre o que está acontecendo e questionar tudo que se passa, só assim teremos uma resposta clara e sincera.

    http://renata-filosofando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei a sua opinião, assim como você viu, e comentou sobre a minha. Irei comentar sobre a sua. Realmente, se for olhar por esse lado, o Gigante está ACORDANDO. Uma coisa que você falou que esqueci de colocar no meu texto, pois não estava pensando nisso. Nós também somos culpados. Sabe por que? Quem foi que escolheu os políticos para cuidar do Brasil? NÓS. E é isso que vem acontecendo todos os anos, escolhemos políticos que só querem saber de dinheiro. Mas que no final das contas, nós que colocamos eles nesse cargo. Acho muito bom, que o povo resolveu se manifestar, para pelo menos TENTAR mudar. Mas também, não só o Governo, O país precisa, nós também precisamos. Afinal, quando chegar o dia da votação, quem iremos escolher, vai ser o futuro do Brasil.

    ResponderExcluir
  7. Sim, sou a favor de protestos mas, como já disse, de uma forma inteligente (coisa que não anda acontecendo) o "acordar" público é bom, porém, sozinho não resolve nada. Adorei o texto, perfeito!
    xoxo

    ResponderExcluir
  8. Só uma dica: o buraco é muito mais embaixo! Corrupção nunca foi o ápice dos problemas nacionais, como a maioria pensa.

    Bom, você já sabe o porquê disso, Victor. Quanto aos demais, façam uma breve pesquisa.

    http://talvezinutilidades.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu também escrevi sobre isso no meu blog e tenho enfatizado muito no facebook! O povo brasileiro ainda tem muito o que aprender mesmo! :/

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  10. Adorei o texto!! Concordo com tudo o que você disse!!

    Beijos, Mari
    http://www.garotadabossa.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Muito bom seu texto. Acho que além das manifestações o povo deve acordar para as urnas, que é que faz a diferença.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Que o Brasil esta passando por uma grande mudança, isso ninguém pode negar! E isso é muito bom, pois o povo esta acordando e saindo as ruas atrás de seus direitos. O negocio é não ficar só em passeatas, mas começar a dar opiniões construtivas sobre a politica do nosso país. Afinal, elas são feitas para nos. Esse povo todo que esta se manifestando tem que começar a fazer abaixo assinados colocando nossa opinião sobre as coisas, e sempre ficar vigilante ao que os políticos estão fazendo no nosso país.
    Só é lamentável ver pessoas que estão se aproveitando de todos esses movimentos para agir com vandalismo e mas intenções. Mas sou super a favor desses movimentos e sempre temos que procurar ir além.

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Você colocou bem as palavras, eu acho particularmente complicado falar sobre esse assunto por dois fatos, metade de mim é a favor, e a outra metade contra. A favor por que as pessoas estão agindo, e já deu para perceber que muita coisa mudando, mas contra pelo fato de está havendo muita violência e vandalismo. E sinceramente convenhamos, dar para se conseguir o que deseja sem fazer violência, sei que pode ser uma pequena quantidade de pessoas no meio dos protestantes que esteja agindo errado, mas acho que eles deveria suspender por um tempo esses protestos, assim tentando parar e apenas retornar quando acabasse esse instinto aproveitador de baderneiros e ladrões de agirem escondidos no meio deles.

    Espero que minha opinião tenha ficado clara. E não a leve tão a sério, não sou um especialista. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Vi seu comentário no meu blog e agora esse texto e concordo com a maior parte dos seus pontos, nem achei nossos textos muito divergentes. Seja lá o que foi que aconteceu nessas últimas semanas, foi um bom primeiro passo. Longe de ser uma revolução, como muitos dos participantes desejava que tivesse sido, mas um sinal de vida de um povo e geração até então passivos. Mas, política no Brasil é algo exaustivo e tenho que dizer que ninguém, nem eu, nem você, nem mesmo os jornalistas profissionais, conseguiram fazer um texto que realmente definisse a situação. Não por incompetência, mas porque seria necessário um ensaio labiríntico e nauseante de mais de 1000 páginas, só pra sair da superficialidade. A coisa dá voltas e, não importando pra que lado se olhe, parece não ter solução. Pelo menos o povo pareceu ter percebido um pouco disso. Não sei, essa é minha conclusão dos fatos - não sei.

    ResponderExcluir
  15. E ai Victor tudo bem?
    Manifestações sem liderança e sem organização geram bagunça.
    Infelizmente uma coisa que era para ser boa está se destoando do propósito.
    Porque quando não tem comando, aproveitadores tiram vantagem da situação.

    Tu és esperto hein? Apareceu no meu blogue justamente quando tem festa – risos.
    Porém, me deixou um presente que é tu estar seguindo. Valeu cara!
    Estou retribuindo e apareça mais vezes. Navegue por lá e fique à vontade.
    Comeste o bolo?
    Abração.

    www.cchamjun.blogspot.com.br
    Histórias, estórias e outras polêmicas

    ResponderExcluir
  16. Sim, as pessoas podem ter exagerando um pouco. Sem falar que não adianta realmente lutar e no ano seguinte votar nos mesmo candidatos. Mas é sempre preciso acreditar que a revolução é possível. Já aconteceu em outros países. Desistir é pra fracos. Temos que continuar.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Adorei a sua colocação! É bem isso mesmo. O gigante acordou, mas está perdido. Dormiu tanto, que acordou em um mundo que ele não conhece.

    Participei de uma manifestação aqui, e não tiro o crédito da mobilização. Até porque, precisamos de números e movimento sim. Só que, no ponto que o pessoal está, é preciso parar e focar. Estudar. Fazer o que não é feito desde sempre, pra então, saber pedir.

    O Povo já viu que tem força. Agora precisa aprender o que fazer com ela. Mudar em si. Aprender que a mudança do país começa dentro de cada um, né.

    www.fizdecanetinha.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Victor! Concordo com você, e era um texto assim que eu precisava ler pra parar de me sentir tão solitária por ter uma opinião realista do assunto. De fato, o que acontece é uma gigantesca incoerencia pessoal. As mudanças exigidas - muitas e confusas - só vão acontecer quando mudarmos nosso 'jeitinho brasileiro' e pararmos de transferir isso pras urnas. Tenho pra mim, que em breve o movimento irá murchar. São muitos motivos para ir as ruas e nenhuma definição de pelo quê lutar, especificamente. Além de tudo, o povo vai mesmo permanecer nas ruas para sempre? Protesta-se contra a corrupção. Ok. Mas esta sempre existirá. Pode existir obviamente em quantidade desprezível e ser punida a medida que apareça, mas sempre existirá gente corrupta. Estão querendo acabar com todos os problemas de uma vez e vão tendo por fim um cala a boca enganoso do governo, sem perceber que ocorreu.
    Adoro tuas opiniões. Acho coerentes e inteligentes. Parabéns pelo blog, mais uma vez! =)

    Blog: O silêncio não existe

    FanPage: www.facebook.com.br/osilencionaoexiste

    Beijos, Lenise

    ResponderExcluir

 
© Revolução Nerd 2015. Design por Vitu