18 abril 2013

18 de abril: Dia Nacional do Livro Infantil

19 comentários:
 
Comemoramos hoje o Dia Nacional do Livro Infantil!

Uma ótima data para dedicar um tempo com as crianças apresentando o mundo maravilhoso da leitura, não é mesmo? Que tal começar explicando como esta data foi criada? 

Esta data é uma homenagem a Monteiro Lobato, grande autor brasileiro que teve grande êxito com seus livros infantis. 18 de abril é o dia do seu nascimento, e seus personagens são clássicos da literatura desde a época dos nossos pais. Tudo começou com a criação da história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que foi grande sucesso na época. Como continuidade, surgiu o maior sucesso da literatura infantil até hoje: O Sítio do Picapau Amarelo, transformado em seriado de televisão nos anos 80 e regravado no final dos anos 90.

Quem não conhece e morre de saudades da Dona Benta, da Tia Nastácia, do Visconde de Sabugosa, do Tio Barnabé e, principalmente, das crianças e personagens principais, Pedrinho, Narizinho e a boneca de pano Emília (minha favorita)?

Monteiro Lobato recheava suas histórias de lições culturais e até matemáticas, ensinando que também é possível haver aprendizado na brincadeira e diversão. O maravilhoso escritor criou a Aritmética da Emília, em 1935, e Emília no País da Gramática, em 1934, com assuntos como adjetivos, substantivos, pronomes, verbos, regras de matemática, entre outros.

Não podemos deixar esta data passar em branco, afinal é indispensável que desde cedo as crianças despertem o amor e interesse pelos livros, para que cresçam e se tornem jovens e adultos criticamente formados, com bom senso, visão e opinião. Uma boa dica para esta data é presentear a criançada com os clássicos do Monteiro Lobato, para que eles também possam sonhar com as grandes aventuras e lições aprendidas neste Sítio do Picapau Amarelo.


Ah, notaram que o domínio do blog mudou? Agora somos revolucaonerd.com 


19 comentários:

  1. Ain dels, lembro de quando eu via o Sítio todas as manhãs antes de ir para a escola, era um máximo. Eu era a Emília, cara! Super me identificava com ela, haha. E poxa, livros infantis são tão amorzinhos, se hoje eu sou esta ótima leitora, o mérito vai todo para eles, que me inseriram nesse paraíso da imaginação que os livros nos proporcionam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo totalmente! Quando criança, fui muito bem instruído à leitura. Sempre gostei de ler (comecei aos 3 anos) e meus pais souberam aproveitar muito bem, me presenteando com historinhas maravilhosas e graças à isso, hoje sou um amante da literatura ^^

      Excluir
  2. A bibliotecária da Instituição do SESI fez uma homenagem linda lá na biblioteca, foi tão divertido. Tantas crianças bem pequeninhas apareceram por lá *---*

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada por me visitar, seguindo aqui. Fico feliz por ser cristão, Deus te abençoe!

    http://elaecrista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. adorei o post, muita gente n dar valor a isso e acho importante o valor q tem..
    bju

    http://aieuvivantagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Achei legal isso, é sempre bom começar a incentivar as crianças a lerem desde cedo, apesar deu não gostar (na maioria) dos livros brasileiros, algum são até legaizinhos.
    blogelevate.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Muito bacana incentivar a leitura dos pequenos
    Assim, ler vai ser algo tão natural
    Quanto é ver Tv, hoje

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o post, que as crianças de hoje em dia. Deixem um pouco o notebook e o celular e entre no fabuloso mundo da literatura.
    Até mais.
    http://desventuras-em.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Victor,
    Devemos sempre incentivar as crianças a ler afinal elas serão os futuros leitores. Os livros infanto-juvenis são ótimos.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. E hoje dia do indio né?

    Pergunta do dia: O que vai fazer de legal no final de semana? #curiosidade!
    Beijos anjo, até mais!
    @esteffanifontes, do blog Aos Dezesseis Anos
    aosdezesseisanos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. mds eu via Sitio do Pica-pau amarelo todos os dias e eu adorava e ter 18 abril como o dia internacional do livro de infantil é de mais

    XOXO :D
    jovenclube(.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pro Monteiro Lobato, amo seus livros. E a todos os outros escritores infantis, que merecem ser lembrados! =)

    NOSSO CAPRICHO
    apsmass.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Mil perdões pela demora! Fiz uma confusão em quais posts eu já tinha respondido os comentários e só hoje consegui arrumar e colocar tudo em dia! Mas já estou seguindo seu blog também! Estou adorando tudo!
    Cresci com O Sítio do Picapau Amarelo, e até hoje sou louca com as histórias! Infelizmente quando eu era pequena, estudei em uma escola que não dava muito incentivo à literatura como deveria, então perdi grande parte do mundo literário infantil!
    Vou fazer dessa data uma inspiração aos meus futuros filhos, quero que comecem a ler desde cedo! HAHA

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  13. Minhas manhãs eram na frente da tv vendo o Sitio do Pica Pau Amarelo. Amava! Infelizmente não cheguei a ler nenhum livro dele ainda, enquanto criança minha leitura era do que compravam pra mim, nunca chegou às minhas mãos um exemplar do autor. Quem sabe depois de velha, né? rsrs Não fazia nem ideia da data, essas coisas acabam passando batidas por nós. Até dia do índio eu tinha visto ai pela internet, só não sei se era sério ou era brincadeira (vi em um post uma foto de um indio com a legenda: feliz dia do indio pra você que diz ''pra mim fazer''). Vai confiar no que se lê por ai né? hahah Beijos!

    ResponderExcluir
  14. É, eu era maluco por Sitio do Pica Pau Amarelo na minha infância, mas depois acabei enjoando. Para falar a verdade, eu não lia livros infantis quando era pequeno, comecei a ler livros só depois de ser adolesceste ou quase isso (pré-adolescente? rsrs). Mas me arrependo de não ter começado minha saga de leituras mais cedo, mas fazer o quê agora?
    Seu post ficou ótimo, Victor!
    Abraços!
    Vini - Um Jovem Leitor

    ResponderExcluir
  15. Espero que as crianças leiam mais! rsrs
    Aliás, amei seu blog. Tipo, mega lindoo e um conteúdo único. Já te sigo, e estarei sempre por aqui :)
    Acabei de criar um blog. E amaria sua visita, até porque opiniões são sempre bem vindas, né?

    Beijos,
    blog-splashy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Quando eu era pequena amava o Monteiro, depois que cresci descobri umas coisas sobre ele que me fizeram não gostar tanto assim, mas não posso negar que continuo amando o sítio, né? Eu sempre gostei mais da Cuca do que dos outros personagens, hahahaha, tinha até um poster dela no meu quarto.
    E essa primeira foto que você colocou, eu amo essa ilustradora <3 Ela tem uns trabalhos muito bonitos, dá uma olhada no portfólio dela se tiver oportunidade.

    Coral,
    http://universeforwords.com

    ResponderExcluir
  17. Eu amo ler também!!

    Blog atualizado
    jj-jovemjornalista.com

    ResponderExcluir

 
© Revolução Nerd 2015. Design por Vitu