05 dezembro 2012

Homenagem a Oscar Niemeyer

12 comentários:
 

O post de hoje é uma singela e dolorosa homenagem, pois acaba de falecer, aos 104 anos, o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Um ícone não só para todos nós, para todo o mundo. Um profissional irreverente e inconfundível, que marcou todo o mundo com suas obras grandiosas.

Em 2007, o mestre da arquitetura completou 100 anos de vida. A comemoração contou com a presença de cerca de 600 amigos e familiares. No dia, Niemeyer citou mais de uma vez que a vida não é fácil e que, se tivesse que resumi-la numa palavra, escolheria a solidariedade: "Os pobres ficam vendo os palácios de hoje sem poder entrar”, disse. “A vida não é justa. E o que justifica esse nosso curto passeio é a solidariedade”.
Apesar de tanto sucesso - recebeu todos os prêmios imagináveis, incluindo o prestigioso Pritzker em 1988 e a Ordem do Mérito Cultural - Oscar Niemeyer era um homem modesto. Para os íntimos, ele confessou que não conseguia entender a razão de tanta reverência. “Trabalhei muito, fiz meu trabalho na prancheta, como um homem comum...” Outro motivo de admirar a Oscar, pode ser expresso nesse trecho: "As pessoas se espantam pelo fato de, mesmo sendo comunista, me interessar pelas igrejas. E a coisa é tão natural. Eu morava com meus avós, que eram religiosos. Tinha até missa na minha casa. E eu fui criado num clima assim. Esse passado junto da família me deixou com a ideia de que os católicos são bons, que querem melhorar a vida e fazer um mundo melhor". (Não tenho muito o que dizer, pois ainda estou sem palavras e desnorteado com a notícia inesperada e repentina.
Abaixo, uma retrospectiva de sua vida feita pelo site G1.

DESCANSE EM PAZ!

12 comentários:

  1. Gente o cara é uma ''rei'' arquitetura *u*. Ele fz Brasilia inteiramente sozinho :) realmente merece descançar!

    jovenclube(.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Ele era e sempre será um exemplo para toda a humanidade, né?
    Um rei da arquitetura! Homem trabalhador!
    Amo as frases dele!
    Descanse em paz, Oscar.
    "A vida é um sopro" - Oscar Niemeyer.

    Lembrando que o sorteio do CD da boyband One Direction continua lá no blog! Corre, hein!
    Batom De Framboesa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As frases do Oscar, são realmente muito profundas e reflexivas ^^

      Abraços

      Excluir
  3. Esse um grande rei da arquitetura, nossa lindas as obra dele. E que ele descanse em paz
    Abraço ~>prince-teen.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei a homenagem..

    magaligirls123.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. que ele denscanse em paz, amei a homenagem, dá muita tristeza quando grandes ícones de nosso histórico brasileiro morre né?! realmente fiquei muito triste quando soube da morte dele.

    Amei seu blog, muito obrigada pela visitinha lá no blog que sou subdona, desculpe se demoramos muito para retribuir a visitinha mais é que estamos atualizando várias coisas lá. ^^)
    #estou seguindo aqui de volta :)

    http://adolescentenerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Os projetos dele são incríveis, ele tinha muita criatividade e talento. Isso não podemos negar, o Brasil perdeu um ícone.
    Última nostalgia

    ResponderExcluir

 
© Revolução Nerd 2015. Design por Vitu